Avaliação Psicológica

Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica oferecida pela INICIATIVA ASSESSORIA EM RECURSOS HUMANOS conta com um método composto de quatro etapas, em primeira instância, promovendo a definição e motivação da avaliação, num segundo momento, coletando informações relacionadas ao objetivo a ser alcançado através da aplicação dos testes, entrevistas e outros meios, no terceiro passo, integrando as informações obtidas através do resultado das ferramentas aplicadas e, por fim, o resultado por meio das indicações das respostas à situação que motivou o processo.

  • Avaliação psicológica realizada por psicólogos credenciados e especializados.
  • Apoio na tomada de decisão na contratação ou promoção de profissionais.
  • Melhor compreensão das características pessoais dos profissionais.
  • Possibilidade de medir a adequação de profissionais a determinadas situações e atividades.
  • Alinhamento de expectativas entre a empresa e os profissionais.
  • Análise e compreensão de conflitos entre indivíduos ou grupos.

Primando pelas orientações e prescrições da própria ciência da Psicologia, bem como dos órgãos que regulamentam a prática psicológica no país, o processo é pautado em princípios básicos desta prática, contemplando a integração de informações provenientes de diversas fontes, baseando-se na motivação inicial desta avaliação.

A Avaliação Psicológica tem sido amplamente difundida entre empresas de diversos segmentos, atuando como apoio na gestão de pessoas, permitindo um maior entendimento dos gestores sobre as características individuais e expectativas de cada profissional. Sobretudo em processos de promoção de carreira, interna ou externa, no apoio a tomada de decisão junto às contratações, na definição e escolha de perfis profissionais com tendências específicas como liderança, atitude, organização, persistência, capacidade de adaptação, gestão de conflitos, resiliência, entre outros, atuando como mais um índice para análise neste contexto.

O acompanhamento de um especialista em comportamento humano permite também uma maior aceitação e responsabilidade por parte dos colaboradores. A Avaliação Psicológica se apresenta ainda como um processo de mediação entre gestores, setores de RH e colaboradores, uma vez alinhadas as expectativas de cada um.